terça-feira, julho 24, 2007

24.7.07

É verossímil e bombástico. Será verdade?

O Boletim do César Maia veio hoje com uma hipótese que, a se comprovar, seria bombástica. Eu não havia lido o boletim hoje de manhã e só descobri a bomba há pouco divulgada no blog do Noblat. Vai a bomba na íntegra:

"Transcrevo -mudando os termos para evitar identificação- informação recebida de um alto dirigente da TAM:

- Sobre a informação de um diretor da TAM acerca de um dos reversos da turbina, que foi divulgada pelo Jornal Nacional da TV Globo e que tanta polêmica gerou dando uma justificativa ao governo, posso afirmar -pois sou testemunha- que um alto personagem do governo contatou a alta direção da empresa (TAM) dizendo que ou eles davam uma boa saída ao governo, ou ele (alto personagem), garantia que baixada a poeira, o governo iria quebrar a TAM.
Foi um problema, pois admitir qualquer coisa dessas seria assumir o seguro dos passageiros sem seguradora, o que levaria a uma grave situação financeira. A saída encontrada foi dar uma explicação que do ponto de vista técnico e do mercado segurador, não muda nada. O governo com isso teria garantida uma saída "honrosa" e a TAM ficaria coberta, pois o não uso eventual de um dos reversos é fato regular. Afirmo mais: o top, top, top do senhor Marco Aurélio Garcia, não foi pela surpresa. Ele sabia que viria a matéria e simplesmente fez os gestos como se confirma uma operação. Tradução do top, top: - É isso aí. Fu.......mos, eles.

Clique abaixo e veja esta matéria do JN de sábado, e especialmente o que diz o ultimo piloto entrevistado. É essa entrevista que vale. O JN, imagino eu, sentiu que foi usado, e com essa matéria compensou a matéria anterior do reverso da turbina.
"
A matéria do Jornal Nacional a que se referem pode ser lida aqui e assistida aqui.

A se comprovar, é uma bomba difícil até mesmo de dimensionar pois:
* Joga no lixo duas edições do Jornal Nacional e todas as capas de jornais de sexta-feira;
* Joga no lixo todos os méritos que acreditava-se justo à equipe de jornalismo da Globo por ter "descoberto o furo", que era a informação do problema na aeronave;
* Levanta a suspeita de que a Globo pode sim ter sido cúmplice mais uma vez do governo, embora mais razoável seja imaginar que a emissora foi apenas usada;
* Evidencia ainda mais a relação promíscua entre Governo, ANAC e empresas aéreas. Antes a crítica se fazia apenas à relação ANAC-Cias. Agora deve-se pensar que a ANAC não faz nada que o governo em si não faria, ou o que é pior, que o governo não tenha incentivado;
* Levanta suspeita contra um certo "alto personagem do governo", gente do nível de Dilma Roussef. Eu apostaria nela sim, senhores!

Mais uma vez repito que o momento é de cuidado com o que se diz e se escreve. E este caso é gravíssimo, especialmente por poder criar um desequilíbrio na relação GloboxGoverno. Ou vocês acham que a Vênus Platinada engolirá numa boa uma manipulação deste tamanho? A petralhada eclama da Globo mas eu pago para ver a emissora realmente contra o governo.
O fato é que a reação de Marco Aurélio Garcia e seu assessor dublê-de-Renato Russo aparentavam muitas coisas naqueles gestos estúpidos, mas surpresa não.
Acompanhemos o desenrolar dos fatos com atenção redobrada. O Governo Lula pode, enfim, estar por um fio!

Um comentário:

Chantinon disse...

Gostaria de pensar que está por um fio. Tem tanta gente de rabo preso com esse governo que não vejo outra saída a não ser esperar o próximo grupo de bandidos há assumir o país.
Um país que não existe mais deireita, esquerda ou centro, é tudo farinha do mesmo saco. {E tá azeda]

Google