sexta-feira, julho 06, 2007

Corram! Último dia para não votar no Cristo

Isto é, a estátua no alto do Corcovado. Essa eleição das sete maravilhas é um factóide que já foi longe demais. Mas todo mundo caiu direitinho. Um monte de cariocas, para sair bem na foto, se ufana de contribuir para o Cristo (e o Rio e o Brasil) conquistar esse "título" internacional. Mendigar certidões de reconhecimento é atestado de incapacidade de se garantir sozinho.

Esqueçam o argumento econômico de que um Cristo tornado maravilha atrairá mais turistas. Quer dizer, turistas viajam meio mundo em busca de certas atrações só porque essas atrações são tombadas como relíquias, declaradas Patrimônios da Humanidade ou o que seja? No dia em que a Torre Eiffel depender de algum tombamento para ser tida como um monumento de classe mundial, podem desmontá-la e vendê-la ao ferro-velho. E a eleição das novas maravilhas é só a promoção de um site oportunista. Internauta brasileiro é otário até a medula.

Se todo esse oba-oba traz alguma lição, não é sobre a importância da estátua, com sua indiferença pétrea diante do que se lhe diz. O entorno da estação do trem do Corcovado é loteada por flanelinhas picaretíssimos com a cobertura garantida dos traficantes das "comunidades" vizinhas. A polícia finge que não vê. O próprio trem, recheado de turistas, já foi saqueado no meio do caminho. Lá no alto do Corcovado, além de se pagar caro ao Ibama (se fosse hoje, o Ibama daria autorização para uma obra daquelas no meio da mata?), a própria arrecadação tinha sido sistematicamente "desviada" por uma quadrilha de espertalhões. Para os trombeteiros do reconhecimento internacional, nada importa. Como uma legião de Baby Sauros, dão por certo que o mundo inteiro tem que amar o que é "nosso"/deles. A qualquer preço. É porque é: está escrito. Não discuta.

Nenhum comentário:

Google