quinta-feira, novembro 29, 2007

Uma TV, muitas bolhas

Luciana Gimenez é melhor apresentadora do que dizem. Dizem que ela é limitada. Ou seja, não é nem mais nem menos do que o “Superpop” exige. Ela não fica falando pelos cotovelos como se sua palavra fosse a revelação divina, não faz macaquices vocais de locutora de rádio, não trata os convidados como reles súditos. Em termos de televisão brasileira, é praticamente de uma fleuma britânica.

Mas Luciana é primeira-dama da RedeTV!; ainda assim, trabalha duro. Ontem ela estava rouca. Se estivesse na Globo no tempo em que o Padrão Globo de Qualidade era levado a sério, não teria saído de casa. No palco, do jeitinho das garotas-propaganda de outros tempos, anunciava um produto desses aí. Poupando sua garganta, a apresentação era intercalada com um comercial gravado. Aplausos. Intervalo comercial propriamente dito. Luciana volta e mostra mais um produto. Aplausos. Luciana abre espaço para um comercial de guaraná. Aplausos. Entra uma chamada de “Donas de casa desesperadas”. Mais um intervalo comercial propriamente dito.

Não se pode dizer que o “Superpop” não fature. Mas cadê o conteúdo?

Falei de "Donas de casa...". O seriado é exibido na noite de quarta-feira. Aí o mesmo episódio é exibido no domingo seguinte. "Pânico na TV" é a grande atração domingueira da emissora. O programa é integralmente repetido na noite de sexta-feira. De terça a sexta temos o "Programa Amaury Jr.". No nada desprezível horário de sábado à noite são reprisados os melhores momentos da semana.

E estes são os programas mais relevantes da RedeTV!. Ainda nem cheguei aos programas de fofocas de copiar-e-colar, às televendas, aos pregadores evangélicos e aos suspeitíssimos joguinhos por telefone.

Não perderia meu tempo comentando o enchimento de lingüiça de uma TV "brega" se fosse um caso isolado de emissora em luta contra o tempo -- excesso de tempo, escassez de conteúdo para preenchê-lo. Parece ser um comportamento padrão. Não é verdade que há tempos uma antiga e tradicional rede nacional tem alugado o horário nobre para uma igreja? Um certo programa das tardes de domingo podia ser xingado de popularesco, mas não de antiprofissional. Não mais. Quem passar os olhos pelo programa acabará se deparando com umas imagens borradas, trêmulas e sem contraste, explicadas off por uma tagarelice qualquer e identificadas pela legenda fatal "Imagens da internet". Sim, os mesmos vídeos chinfrins que são exibidos no YouTube e circulados em emails. O programa chora a perda da liderança aos domingos. O programa compete com cibercafés de um real. O fracasso lhes cai bem.

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