quinta-feira, janeiro 30, 2003

Mais acesso problem�tico

Desculpem a insist�ncia. Quem achou que eu estava pegando no p� do UOL nas mensagens anteriores, estrategicamente poupando o iG, cai num engano mais redondo que o logo azulzinho do provedor gr�tis.

Continuo em Niter�i, e na falta de um UOL acess�vel localmente, s� resta o iG. Conecto ao 1500-2000, login ig, senha ig (n�o posso responder por todos; isto pode n�o funcionar na sua �rea). N�o bastassem a exig�ncia de login dentro do browser e o redirecionamento autom�tico � home do iG, a conex�o dura no m�ximo dez minutos -- depois da empacada geral, s� desconectando e tentando outra vez. Mas at� o usu�rio perceber isso, j� � tarde. Tanto faz acessar os sites do iG, o portal das monjas l�sbicas assassinas ou a p�gina "Por favor, aguarde" que n�o desaparece nunca: a comiss�o do provedor sobre os pulsos telef�nicos entra do mesmo jeito.

O redirecionamento n�o-solicitado parece ser o ovo de Colombo para turbinar a audi�ncia da home do iG. �, sim, mas a um pre�o. O procedimento, antip�tico por natureza, faz a quantidade de acessos prevalecer sobre a qualidade. Zilh�es de usu�rios v�em o portal entrar sem ser solicitado, mas nem assim o conte�do pr�prio do iG consegue se reerguer. N�o que o conte�do seja ruim: h� uma d�zia de bons sites no iG, mas se dependerem de cliques gerados pela audi�ncia obrigat�ria do portal, est�o perdidos. Por�m, se os sites individuais geram audi�ncia por si mesmos, para que precisariam de portal?

Esse impasse sobre a (com a licen�a do palavr�o) sinergia entre site e portal � comum a todos os portais-provedores. Ainda h� pouco a Abril dispensou o guarda-chuva do UOL. O exemplo ser� seguido, dentro do UOL e fora dele. A recess�o pode acabar, mas dificilmente os portais recuperar�o o prest�gio do passado.

Nenhum comentário:

Google