quinta-feira, janeiro 01, 2009

Kikos Marinhos, a volta: dia 1

Comportaram-se bem ano passado? Bônus para todos os que manifestaram curiosidade sobre menções anteriores aos Kikos Marinhos: acabei de comprar um novo kit de criação. Hoje recomeça a saga dos Kikos. Dos Kikos?


Bem, é meio constrangedor usar o nome comercial "Kikos Marinhos" para falar dos legítimos Sea-Monkeys, mas não vou confundir a galera. Sea-Monkeys existem continuamente desde os anos 60 e efetivamente cumprem o que prometem -- você segue as instruções, põe o pozinho na água e as criaturas surgem diante de seus olhos. Comprovei isso uma vez, comprovei outra vez e comprovarei pela terceira vez. Kikos Marinhos, com esta marca, apareceram no Brasil nos anos 70, disseminaram tanta frustração que imagino que o produto não teria sido permitido pelo Código do Consumidor, e sumiram do mercado em menos de um ano (menos de seis meses?). Reencontrei Kikos Marinhos brasileiros por volta de 2006, mas as instruções desta nova versão eram nada que pudesse ser levado a sério.


Não existem Sea-Monkeys no Brasil, nem nas lojas ditas descoladas de São Paulo. Mas em Santiago, em menos de meia hora num shopping, encontrei um quiosque (nem loja era) de brinquedos que trazia quase toda a linha de Sea-Monkeys. Quem disse que eu ia sair do Chile sem comprar frutos do mar?


O kit básico da atualidade vem com os seguintes itens:



Sobre a folha de instruções, uma pazinha amarela para a comida, uma lupa e os envelopes numerados de purificador de água, ovos instantâneos e ração para Kikos/Sea-Monkeys. As instruções, sem texto, são imprecisas num aspecto crucial: como tratar a água antes da purificação (adicionar o pozinho do envelope número 1, agitar a água e esperar 24 horas). As instruções clássicas recomendam usar água fervida. O papel contemporâneo faz supor que basta usar água filtrada ou mineral. Em comparação, os Kikos brasileiros da safra 2006 deviam ser hiper-resistentes, pois podia-se usar até água do mar ("Vamos a Santos, manhê? Vamos? Vamos? Vamos? Vamos? Vamos?"). Vou ver o que fazer, esperar o tempo regulamentar e realizar o Milagre da Vida numa garrafinha.

Nenhum comentário:

Google