terça-feira, outubro 21, 2008

"Último volume! complete sua coleção!"

É o que diz o adesivo no plástico do volume 41 d'O Melhor da Disney - As Obras Completas de Carl Barks, Editora Abril.

Completei. Um longo, longo, longo e irregular caminho desde 2004, mas completei. O adesivo é sério ou tem mais alguma raspinha no fundo do tacho? Acabou, né?

Tenho medo que o volume tenha sido o último não só para a coletânea de Carl Barks como para os quadrinhos Disney no Brasil. Sério. É medonho. Estão desaparecendo. Do próprio volume 41 d'O Melhor da Disney só achei um exemplar solitário numa banca única no Centro do Rio. Tio Patinhas, Zé Carioca, Pato Donald e Mickey, só em poucos locais, escondidas e espremidas entre mangás, Mônica e mangás da Mônica (super-heróis estão sendo tratados com algum luxo e esplendor, mas em outra seção da banca). Tremo só de pensar no que a garotada anda lendo.

Uma franquia de 58 anos está naufragando. E não imagino quem tenha, no Brasil, o menor interesse de assumi-la. A Abril cumpriu sua promessa e honrou a memória de Carl Barks até o finzinho -- e foi com um Barks que tudo começou, n'O Pato Donald número 1. Será um aviso de que sua missão nos quadrinhos Disney está cumprida?

4 comentários:

Bruno Rodrigues disse...

PC,

Eu e meu filho também acompanhamos 'O Melhor da Disney' desde o início. Ainda não achei o 41, embora esteja procurando desde a semana passada... :-(

Tenho um amigo na Abril que me contou que vão lançar uma outra coleção a seguir (não será a retomada de 'Mestres Disney', infelizmente).

Pelo que sei, a idéia é concentrar esforços nos 'marmanjos' como nós, que topamos gastar mais pelo melhor - embora, sinceramente, eu e meu filho estejamos gostando bastante das sagas que estão saindo em 'Aventuras Disney' e 'Tio Patinhas'.

A ver...

Bruno Rodrigues
: Especialista em Informação para a Mídia Digital ::
: Autor de 'Webwriting - Redação & Informação para a Web' ::
: Coordenador da Pós-Graduação 'Gestão em Marketing Digital' (DIG 1) das Faculdades Integradas Hélio Alonso (RJ) ::
[ bruno-rodrigues.blog.uol.com.br ]
[ www.twitter.com/brunorodrigues ]

Paulo C. Barreto disse...

Oi, Bruno,

É uma honra ter o seu comentário aqui. Continua difícil achar o volume 41. Ou os fanáticos já limparam as prateleiras das bancas, ou a distribuição está irregular (para dizer o mínimo). Breve, neste espaço, mais umas palavrinhas sobre a obra barksiana e sobre o futuro duvidoso dos quadrinhos Disney na Abril... Aguarde.

Anônimo disse...

PC! Mandou bem, hein! Parabéns.

Kosher-X disse...

Pena que não fui atrás dessa coleção, tentarei fazê-lo no pacote, em sebo.
De qualquer maneira, dizem que as histórias não vão em boa fase atualmente. Mesmo porque, a Disney resolveu apostar em diversos outros rumos, provavelmente mais lucrativos. Ganha mais audiência da molecada. Minha sobrinha de 7 anos é prova viva disso.

Google