segunda-feira, novembro 22, 2004

Assim se passaram doze anos...

Uma data que nao se pode deixar passar. Alem de ser mais conhecido como "dia do Arariboia", aniversario de Niteroi, o 22 de novembro foi um marco pessoal: nessa data, em 1992, compareci a meu primeiro encontro de usuarios, ainda na era pre-internetica.

Acessava um BBS chamado WSE, no qual eu conseguia creditos de uso enviando cartas ao SysOp (seu escritorio era no caminho do estagio que eu fazia; deixava o envelope com o porteiro do predio), muito semelhante, em aspectos tecnicos e publicos coincidentes, a outro BBS maior, o Tex, que eu acho que nem acessava ainda porque cobrava o equivalente a cinco dolares por nao sei quantos creditos.

Pois a turma do Tex/WSE, espontaneamente, armou um encontro estilo flash mob (o termo nao existia, mas a pratica e' antiga) no Barril 1800. Foi enorme minha felicidade ao conhecer no mundo real as pessoas que frequentavam, do jeito que podiam, os servicos BBSianos.

As minhas condicoes de acesso eram precarias (nao vou me repetir sobre o MSX com modem de 300 bps, que ja' foi tema de posts), tanto que alguns BBSs realmente grandes nem aceitavam minha conexao, mas havia uma atmosfera propria 'a consciencia de que nao seria assim para sempre, que o progresso estaria logo ali na esquina.

Por isso tudo, nao consigo levar a serio a versao de luditas, petelhos, estatocratas e bebes choroes de varias especies, que em 1992 torciam o nariz para tudo que dissesse respeito a computadores, pegaram o bonde andando e se meteram a filosofar que a informatizacao e' perversa e excludente porque foi feita por filhinhos de papai com objetivos pouco "sociais".

Naquele tempo eu vivia duro, nao dei presente de Natal a ninguem, pagava equipamentos de informatica e contas de telefone (astronomicas, pois a 300 bps) com uma renda incerta, o comparecimento a qualquer encontro de usuarios me exigia uma longa viagem. Mesmo os colegas "paitrocinados" precisavam de muita determinacao, acima e alem do dinheiro, para botar um computador em casa (dependencia da muamba e da pirataria, dificuldade de uso do micro, modem como acessorio opcional, linhas telefonicas especulativas). E, naquele encontro historico, nao vi usuarios com dinheiro sobrando: bebia-se agua mineral porque custava menos. Depois e' que a situacao se inverteu: os computadores ficaram superpoderosos e hiperbaratos e a Internet se tornara realidade, enquanto os encontros degeneraram, sem muita criatividade, em sexo, drogas e roquenrou...

Nenhum comentário:

Google