segunda-feira, julho 25, 2005

Pow kra, pq adolescente escreve assim?

06/10/2003

Quer dizer, não é só o adolescente, mas hoje o internauta típico faz tudo para se nivelar à molecada. Inclusive nesses escritos incompreensíveis que empesteiam os blogs e as salas de bate-papo. Um modismo recente no mundo brasileiro dos blogs é a visitação aos últimos escritos online da menina de 15 anos que morreu pisoteada num show em Curitiba. Era um show "pela paz", ironicamente, conduzido por um punhado de bandas que conduzem à confusão mental e ao descontrole emocional. Não me acusem de explorar o cadáver da moça para detonar algumas bandas queridas dos ouvintes de FM. Não; o estrago vem antes de qualquer tumulto. E quem começou a revirar o blog da falecida não fui eu. Daquilo, não consigo ler mais de cinco palavras seguidas.

Não apenas não é um fato isolado, como já anotei uma série de "argumentos" relativistas que dão sustentação a essa barbaridade lingüística. Por exemplo...


Mito: Adolescentes imitam a escrita dos mais velhos, do tempo em que computador só acentuava precariamente (quando acentuava).Verdade: Éclaro que computadores antigos tinham muitos problemas com acentos. Pior ainda quando se trata de computadores interconectados: era pouco provável que o sistema X lesse os caracteres acentuados gerados no sistema Y. Então fazia sentido nivelar por baixo e eliminar os acentos -- mas sempre a título precário, na falta de melhores recursos. Nada que justifique, hoje, com caracteres acentuados amplamente padronizados (suportados de forma consistente por todos os grandes sistemas operacionais), que os adolescentes deixem de acentuar por influência dos poucos usuários "daqueles tempos". A propósito, a questão dos acentos éapenas a ponta do iceberg. O que os adolescentes fazem é o extermínio total e geral de tudo que lembre ortografia. Quem os apóia nisso?

Mito: Adolescentes abreviam para ganhar tempo na digitação.Verdade: Digitação é técnica. Quem sabe digitar mesmo écapaz de escrever qualquer coisa por extenso, rapidamente, com naturalidade e sem esforço. Só que o aprendizado requer investimento de tempo, muita paciência, diligência e concentração. Quer dizer, conceitos estrangeiros para a maioria dos adolescentes. E depois acham que ser esperto e antenado é escrever "tb" em vez de "também"! O "povo popular", atéo que nunca viu um computador na vida, chamaria isso de "relaxamento" mesmo, mas não vamos entrar em detalhes.

Mito: Adolescentes só escrevem daquele jeito porque estão no ambiente informal do mundo conectadoVerdade: Ou uma variação ainda mais canalha: adolescente escreve daquele jeito porque não está valendo nota. Em qualquer vestibular surge uma montanha de redações absurdas como prova (no sentido mais amplo do termo) de que, na prática, a teoria é outra. De qualquer forma, não há o conceito de se escrever direitinho (nem é "escrever bem" estilisticamente) como meio de se fazer entender pelo maior número de pessoas, mas como ferramenta para se conseguir um diploma lá na frente! O bacharelismo continua em alta.

Mito: Adolescentes, como quaisquer usuários novatos, não aprenderam como se acentua.Verdade: Explicando melhor: se alguém ensinou, não quis aprender. Se aprendeu, achou irrelevante. Afinal, adolescente está sempre certo, não está?

*****

O que é spam? Faça o teste

Os colegas da imprensa especializada podem dar o palpite que quiserem, mas não há um consenso sobre o que faz uma mensagem ser considerada spam. Talvez seja mais fácil chegar a um denominador comum do que não seja spam. Os programadores podem inventar todos os filtros de mensagens que quiserem, mas o usuário-ser-humano não pode aceitar qualquer mensagem cujo remetente não possa responder a sério, sem tergiversar, a estas três perguntas: 1) Quem é você? 2) Quem sou eu para você? 3) No que a sua mensagem me beneficia?

Além de aumentar a consciência do usuário sobre o que presta e o que não presta na enxurrada diária de mensagens, o testezinho é perfeito contra vírus de email, correntes da felicidade e pirâmides de dinheiro. Estas, o escritor de informática John R. Levine, muito adequadamente, chama de vírus da ingenuidade.

Um comentário:

PorKaria disse...

e o fato dos adolescentes escreverem assim é um problema? o descaso com a educação e a gramatica não nasceram com eles, não seria culpa de instituições ultrapassadas e falidas como a escola?

e adolescente pobre tbm tem a oportunidade de aprender?

e pow kra... desencana e relaxa

obs: e eu nao acho que eu esteja certo, mais tbm acho que vc nao esteja

Google