sexta-feira, fevereiro 21, 2003

UOL: �ltima atualiza��o

Pelo menos desta vez o UOL s� me desperdi�ou quatro minutos. Liguei para a central de atendimento para "lembrar" ao suporte que meu login tinha sido mais uma vez bloqueado para acesso dial-up sem o "aux�lio" do suspeit�ssimo Discador. Se voc� tamb�m tiver esse problema, n�o importa o sistema operacional que voc� use (pode at� ser o Windows mesmo): diga que usa Linux. O analista de suporte n�o poder� argumentar coisa alguma antes de liberar seu acesso... pelo menos at� o pr�ximo bloqueio. Em todo caso, pedi para registrar uma queixa ao UOL pela reiterada inconveni�ncia.

Antes do Discador obrigat�rio, usu�rios n�o-Windows eram aceitos de bra�os abertos pelo UOL, pagavam suas mensalidades e se conectavam na santa paz. Agora t�m que implorar que o UOL quebre o galho de permitir que continuem fazendo exatamente como antes.

� verdade que o UOL promete, em sua p�gina de atendimento ao assinante, que os Discadores para Mac e Linux est�o a caminho. N�o se sabe para quando. Descontada a import�ncia estrat�gica dos usu�rios de Mac, os Linuxeiros t�m fortes motivos filos�ficos e ideol�gicos para dizer n�o a um Discador de c�digo fechado -- tantos quantos o UOL teria para liberar um Discador de c�digo aberto. Pelo menos prometeram alguma coisa para Mac e Linux. Para outros sistemas operacionais, nem brisa.

Gostaria de pensar que o �nico problema do UOL com sistemas n�o-Windows fosse a falta de Discadores espec�ficos. Se fosse, n�o barraria quem entra sem o Discador, e n�o barraria reiteradamente,da forma que verificamos. A p�gina de suporte, quando diz que usu�rios de Mac e Linux s�o autorizados a acessar sem Discador, n�o pode ser levada a s�rio. Por que dever�amos acreditar no trecho que promete o lan�amento de Discadores para essas duas plataformas?

Se o UOL deseja dar fim ao suporte a usu�rios sem Windows, que o fa�a, mas que seja �s claras, atrav�s de um contrato razo�vel. Os concorrentes, em sua maioria, n�o podem garantir n�vel de servi�o. Em compensa��o, n�o cobram mensalidade.

Nenhum comentário:

Google