terça-feira, fevereiro 25, 2003

Dublado ou legendado?

Passou A Vida � Bela na Tela Quente. Sim, voc� j� viu esse filme no cinema; eu tamb�m. J� o imaginou dublado? Eis a destrui��o contratada pela Globo, que me fez lembrar que j� passamos por tempos mais bicudos.

Em alguns pa�ses todos os filmes s�o dublados. Em outros, todos s�o legendados. No Brasil h� um padr�o duplo: dublagem em infantis e na TV aberta, legendas em todos os outros.

Com a expans�o das locadoras, come�ou a surgir um mercado apreci�vel para fitas de v�deo dubladas: muita gente, independentemente da idade, n�o tem paci�ncia para ler aquelas letrinhas no rodap� da tela. Mas os cin�filos ortodoxos n�o aceitam a dublagem de jeito nenhum.

Depois de muito bate-boca, o DVD encerrou o conflito: no mesmo disquinho, o filme pode ser exibido com dublagem, com legendas ou sem tradu��o nenhuma -- o usu�rio � quem decide.

Nas transmiss�es da TV aberta, a maravilha do SAP ajudou a botar uma pedra sobre o assunto. Desde que seu aparelho de TV seja mais ou menos recente e o p�blico-alvo (esse ente mitol�gico) de sua esta��o local n�o seja taxado de caipira. Aqui em Resende n�o houve jeito: em A Vida � Bela, a tecla SAP s� dava como resposta "Op��o N�o Dispon�vel".

Nenhum comentário:

Google