sexta-feira, novembro 09, 2007

O Planeta Diário: Me exumaram. Aos pedaços. Vida breve, arte longa

Primeiro foram as versões resampleadas, delavadas, remasterizadas e customizadas das matérias do período mais glorioso d'O Pasquim, reunidas em dois grossos volumes da Editora Desiderata. Agora a mesma editora faz o mesmo com outro famoso tablóide de humor: O Planeta Diário. Comprem. Peçam os autógrafos. Leiam.

O que eu tenho a ver com isso? Uma coisinha ou outra. Quer dizer, algumas matérias de minha autoria acabaram saindo. Não riam. Ninguém acredita mesmo, mas é verdade. Em 1988, aos 16 anos, comecei a escrever no Planeta e na Casseta Popular e nem os insiders do jornal/revista acreditavam. Em diversos níveis de descaramento, insinuavam que eu era só um laranja do verdadeiro autor dos artiguinhos (top-FAQ: todas as minhas colaborações ao Planeta e à Casseta foram rigorosamente pagas). No Brasil, imagina-se, desenvolver trabalho intelectual é mais ou menos o mesmo que ser farsante.

Mas as matérias. Numa lida atenta mas rápida, encontrei o "Guia Quatro Patas: São Paulo", obra do prolífico verão de 1989 que passei no quarto dos fundos da casa de praia sobre uma velha máquina Olivetti. Faltou justamente o quadro sobre a capital paulista. Um pedacinho de "A Patada", publicado originalmente em outubro de 1990, quando os editores já tinham mexido no original mais do que os cirurgiões plásticos já mexeram em Dercy Gonçalves. Pelo menos do "Especial Videogame", de 1991, aproveitaram o principal -- a entrevista Sunda-Mário -- com uma fidelidade razoável. Só não me lembro de ter inventado qualquer coisa no sentido de "Pac-Mandíbula". À dupla Hubert-Reinaldo nunca faltou uma prodigiosa imaginação.

Update: Assim como fui o último a saber que tive algo republicado, também não me contaram até hoje quando haverá noite de autógrafos.

Update 2: Em leitura um pouquinho mais atenta, descobri que fui devidamente creditado. Até acertaram a grafia do meu nome! Corram à livraria mais próxima e confiram. Enfim, seguiram o espírito do Planeta original, que jamais deixou de cumprir suas obrigações com este humilde colaborador. Se Hubert e Reinaldo atingem o status de celebridades, não é por falta de profissionalismo.

Nenhum comentário:

Google