terça-feira, janeiro 04, 2005

Contra Fortaleza

As opiniões de Rogério Prado, copiadas-e-coladas dos comentários do puragoiaba, não refletem necessariamente as deste humilde blogueiro, mas aqui vão...

Quero ver o sujeito que "adora" o calorzinho de Fortaleza pegar diariamente, o ano inteiro, quatro ônibus lotados para ir e voltar ao trabalho sob uma temperatura de 35 a 40 graus.

Vir aqui de férias e se deitar feito um réptil imbecil (como suportam isso?) sob o sol e depois entrar no carro com ar-condicionado e voltar para o hotel com ar-condicionado é moleza. QUERO VER VIR MORAR AQUI!

Mas, aproveitando o mote, não venham a Fortaleza, nem de férias:

1) O povo daqui é, em grande parte, chato (o excesso de cordialidade e de informalidade daqui é terrível) e feio (aqui eu me incluo).

2) A famosa cultura local é um lixo (logo na chegada ao Aeroporto Pinto Martins, grupo de forró vai lhe enfiar um chapéu de palha na cabeça - não há como fugir disso). O tão propalado celeiro de humoristas é uma balela (e mesmo que não fosse, que mérito teria uma cidade por ser um celeiro de homoristas? Ainda que fosse um celeiro de físicos nucleares...) O único e último humorista cearense de talento foi Chico Anísio. Não pensem que vão encontrar grandes shows de humor aqui.

3) Cidade cuja economia depende do turismo normalmente é um antro de prostituição e gatunagem (nesse segundo aspecto estão inseridos desde mirins de praia até os donos das barracas de praia - nem queiram saber quanto custa um côco verde se você tiver um sotaque chiado).

4) A cidade é suja. Fazem o possível para esconder isso dos turistas e até conseguem, em parte. Um olhar mais cuidadoso para debaixo do tapete e eis o lixo escondido.

5) Normalmente o sujeito vem do sudeste disposto a descansar no paraíso e curar-se do estresse causado pelo ritmo da grande cidade. Pode trazer seus comprimidos. Duvido que o trânsito de São Pualo seja mais barulhento que qualquer ruela de Fortaleza. Em cada calçada de bar, em cada esquina, em cada residência, na periferia ou na orla, alguém estará com um aparelho de som (normalmente um rack de caixas acoplado na traseira de um automóvel) tocando um forró (da pior qualidade) a 500 decibéis. E se você ligar para o serviço de Disk-silêncio da prefeitura eles dirão que, devido à demanda, sua ocorrência só poderá ser atendida em cinco ou seis horas, tempo maior que a vida da bateria usada para alimentar as caixas de som do veículo.

6) Quando você vir na TV um turista em Fortaleza dizendo "isso aqui é ótimo! essa cidade é linda! o povo é maravilhoso", pode ficar certo de que ele está bêbado demais para dar uma resposta racional.

Aos amigos, sinceramente: nunca venham a Fortaleza.

Nenhum comentário:

Google