quinta-feira, abril 01, 2004

Seu P2P reina supremo? Vejamos...

É claro que sei que você, ilustre leitor, só usa programas/serviços peer-to-peer para caçar e redistribuir programas livres/open source/freeware, os ebooks que você mesmo escreveu e as músicas que Lobão liberou há anos e anos. Dessa forma, já experimentou as grandes redes de troca-troca, procurou ansiosamente um software único que desse conta de todas e até considerou o Shareaza uma boa pedida. Mais ou menos. O programa tem a rede Gnutella G2 como "oficial", mas também envia e recebe arquivos das EDonkey2000, BitTorrent e Gnutella clássica -- tudo ao mesmo tempo. É totalmente grátis, sem truques: semelhante ao Kazaa, só mesmo a interface (só que ainda melhor). Quem já usava algum programa manjado da EDonkey2000, em especial o eMule, pode permitir que o Shareaza importe suas configurações e pedacinhos de arquivos. Mas aí começam os problemas. o Shareaza transforma os arquivos do eMule para seu padrão próprio, num processo demorado, consumidor de espaço em disco e sem possibilidade de reversão. Para os iniciantes no EDonkey2000, não faz muita diferença. Mas se você já é usuário calejado do eMule, pense duas vezes antes de migrar.

O mesmo cuidado deve ser tomado por todos os adeptos do BitTorrent. A um comando do usuário na configuração, o Shareaza assume as funções do BitTorrent tradicional, ressurgindo toda vez que você clicar numa torrente na Web. O que há de mau nisso? O usuário troca um programa pequenininho e ágil, ainda que sem graça e sem grandes chances de configuração, por um cliente P2P simpático, gerenciável e interligado, porém mas parrudo e consumidor de CPU. Pois é esse o maior problema do Shareaza: talvez pela própria dificuldade de se gerenciar uma grande massa de dados em várias redes ao mesmo tempo, o programa é lento. O eMule não fica muito atrás em recursos, mas aproveita melhor a máquina.

Falando nisso, o eMule Plus é um bem-vindo aprimoramento da funcionalidade do programa original. Mantém as características básicas do eMule: continua grátis, livre de spyware e de tamanho reduzido. O conceito da interface também é o de sempre, com dúzias de avanços visuais (os melhores estão na janela de Transferências) e alguns novos ajustes finos para usuários avançados. Quem já usava o eMule tradicional pode instalar o Plus por cima sem perder nenhuma configuração. O upgrade pode não ser indispensável, mas é altamente recomendável.

Nenhum comentário:

Google