terça-feira, janeiro 24, 2006

Videogame: mais a retificar

(por limitacoes tecnicas, este post sai intencionalmente sem acentos)

Com a ajuda dos fieis leitores, mais duas correcoes necessarias a materia do Info etc. sobre os trinta anos do videogame no Brasil -- acompanhadas de meu sincero agradecimento e minha resoluta expressao de "como e' que nao notei isso antes?":

O nome do fundador da Atari e' Nolan (nao "Norman") Bushnell.

O MSX passou quase desapercebido nos Estados Unidos.

De qualquer forma, a lista original nao tinha qualquer pretensao de ser completa. Nao dei nenhum pitaco sobre como a materia deveria ter sido escrita (MSX sim, Apple nao? Nada de ZX Spectrum? Nem um pio sobre as duzias de piratoclones brasileiros do Nintendinho?); so' apontei o que *nao* poderia ter sido escrito -- pelo menos nao do jeito que saiu. Cada uma das falhas poderia ter sido facilmente checada no Google.

Antes de tudo: nao fiz, nao faco e nao farei juizo de valor dos profissionais envolvidos na materia. Por que me daria a esse trabalho? Dentro do pensamento vigente, eles nao tem culpa de nada: sao meras vitimas do ambiente que os cerca. Dancam conforme a musica. Atuam num caderno semanal que luta para concorrer com o veloz e brilhante mundo online aberto a todos -- pelo qual, ironia das ironias!, o Info etc. enfrentou ferozmente o establishment onguiano-estatocrata. Escrevem no espaco que sobra acima dos anuncios. Equilibram-se com menos papel, menos equipe e menos tempo. Como chamar a atencao do leitor nessas circunstancias?

A revista Esquire, que tambem ja' teve tempos melhores, inventou um jeito: escreveu um artigo sobre a Wikipedia intencionalmente recheado de erros factuais e ortograficos... e postou esse artigo na propria Wikipedia, sabendo que as intervencoes dos internautas reescreveriam a materia ate' que todos os erros fossem eliminados. Assim foi feito.

Se o exemplo da Esquire tem sido acompanhado, pode apostar: enquanto nos aqui arrancamos os cabelos ao ler o Info etc. desta segunda-feira, muita gente boa dentro da redacao do Globo rola de rir com nossa preocupacao...

Um comentário:

Anônimo disse...

Você pode entrar em contato comigo? Pode usar o e-mail do Indivíduo.

Google