sábado, janeiro 21, 2006

Pepsi X: dá pra ser ou tá difícil?

Auto-retrato de ontem na Avenida Paulista. A foto ajuda a nos lembrar deste mistério da natureza: por que a Pepsi X, facílima de se encontrar em São Paulo, é tão rara no Rio?

Só encontrei o refrigerante uma vez em terras cariocas, na prateleira de um Pão de Açúcar. O que só pode ter sido um equívoco da distribuição paulista -- lamentavelmente corrigido, pois a Pepsi X desapareceu antes mesmo que eu pudesse experimentá-la.

Finalmente, neste dia 20 tive a chance. Gostei tanto que resolvi trazer mais meia dúzia para casa. Não tive dificuldade de achar Pepsi X num supermercado popular, sem frescuras. Mas o mistério só aumentou quando olhei o fundo da lata: a Pepsi X é fabricada no Rio de Janeiro!

Que grandes esquemas afastam o consumidor carioca dessa maravilha? O sabor lembra Pepsi, lembra Red Bull, lembra uma mistura dos dois, mas não é nem uma coisa nem outra: Pepsi X é Pepsi X, e é o que basta. Perfume acentuado, um sabor intenso, de gente grande. Nem todos vão gostar, mas faz parte do jogo: não se está falando em agradar àquele público-alvo tão amplamente típico que nem existe. Grande sacada.

Para um antigo fã de Pepsi, na orfandade desde as crises gêmeas do buraco sem fundo da Baesa e da mudança de fórmula na vã esperança de imitar a Coca-Cola, aplaudi a aliança entre a Pepsi e a AmBev. Pelo menos daí em diante o produto passou a ser tratado com mais respeito no Brasil. A fórmula continua desastrosamente mexida, mas no resto as boas surpresas surgem pouco a pouco.

Na Pepsi X, pela primeira vez nos últimos dez anos encontrei um líquido borbulhante sob o rótulo de Pepsi que assumiu uma personalidade na vida -- para o bem ou para o mal, mas pelo menos sabe o que quer ser. O que mais posso desejar? Que a Pepsi X fosse amplamente distribuída no Rio. Se eu fosse adepto de teorias conspiratórias, concluiria que a AmBev (InBev ou o que seja) pensa que cariocas são ruins demais para merecer um refrigerante tão bom.

(No entanto, os efeitos cafeínicos da Pepsi X seguem incomprovados) Posted by Picasa

Um comentário:

Anônimo disse...

No meu ponto de vista, é ruim, parece com a falecida Cherry Coke, que Deus a tenha!

Google