sábado, novembro 22, 2003

Onze anos de encontros de usuários



22 de novembro, Dia do Araribóia para os niteroienses, foi uma data histórica para mim em 1992: meu primeiro encontro de usuários, ainda na era MSX, ainda na era BBSiana.

Eu já acessava há algum tempo, mas só conhecia a galera virtualmente: comparecer a um encontro era apenas questão de tempo. Já existia no Rio um animado circuito de encontros (o que não era segredo, pois saía tudo na coluna do CAT no Info Etc.). As reuniões mensais, dos grandes BBSs, eram as mais famosas, mas aquele encontro de 22 de novembro de 1992 estava mais para flash mob: foi inventado em pouquíssimo tempo, sem nenhum forte motivo aparente, e todo mundo que recebeu o recado (antes da proliferação de celulares, linhas fixas baratas, pagers, e-mails e mensagens instantâneas) e sabia do que se tratava atendeu ao convite na confiança de que todos os outros fariam o mesmo. Deu certo!

O salão interno do Barril 1800 se encheu com trinta e tantos jovens, quase todos usuários mesmo (poucos bicões, quase nenhum cônjuge/amante/etc), que estraçalhavam o papel que forrava as mesas e faziam brincadeirinhas com os saleiros e paliteiros, mas só bebiam água mineral porque era mais barato. E os não-usuários, bêbados de inveja, diziam que O Micreiro Típico era um filhinho de papai que nadava em dinheiro... Usuário sério nunca teve coisa alguma de mão beijada. E, certamente, era uma criatura muito mais social do que imaginavam os tecnófobos de plantão.

Nenhum comentário:

Google