quarta-feira, julho 16, 2003

Pow kra, pq adolescente escreve assim?

Quer dizer, não é só o adolescente, mas hoje o internauta típico faz tudo para se nivelar à molecada. Inclusive nesses escritos incompreensíveis que empesteiam os blogs e as salas de bate-papo. Pior, já anotei uma série de "argumentos" relativistas que dão sustentação a essa barbaridade linguística. Por exemplo...

Mito: Adolescentes imitam a escrita dos mais velhos, do tempo em que computador só acentuava precariamente (quando acentuava).

Verdade: É claro que computadores antigos tinham muitos problemas com acentos. Pior ainda quando se trata de computadores interconectados: era pouco provável que o sistema X lesse os caracteres acentuados gerados no sistema Y. Então fazia sentido nivelar por baixo e eliminar os acentos -- mas sempre a título precário, na falta de melhores recursos. Nada que justifique, hoje, com caracteres acentuados amplamente padronizados (suportados de forma consistente por todos os grandes sistemas operacionais), que os adolescentes deixem de acentuar por influência dos poucos usuários "daqueles tempos". A propósito, a questão dos acentos é apenas a ponta do iceberg. O que os adolescentes fazem é o extermínio total e geral de tudo que lembre ortografia.

Nenhum comentário:

Google