segunda-feira, julho 15, 2002

[Hoje inauguramos uma experi�ncia-piloto: o mesmo artigo que os assinantes da newsletter (para assinar, confira o quadro � esquerda) j� leram e comentaram � publicado no blog. O que acham? Msgs � reda��o.]

UOL: A DIF�CIL CA�A AOS SPAMMERS
Artiguinho de hoje: Reforma do webmail traz mais do mesmo, s� que mais dif�cil

Os usu�rios do webmail do UOL que foram obrigados por longos anos a usar a cinzenta (literalmente) interface antiga puderam respirar aliviados com as novas p�ginas de acesso �s mensagens pelo browser. O sistema ficou mais agrad�vel e um pouco mais r�pido. Mas o trombeteado "filtro anti-spam"...

O sistema antigo de webmail tinha uma �tima defesa contra spammers (e enviadores de v�rus e remetentes chatos em geral) reincidentes, apesar de n�o ser chamado de "filtro anti-spam": o usu�rio do UOL, ao ler a mensagem do infrator, s� precisava clicar "Bloquear remetente" para incluir o tal endere�o na lista negra.

E o que ocorre no sistema atual? o link "Filtro anti-spam" abre uma nova janela que pede login mais uma vez (o mesmo login que j� tinha sido feito na entrada do webmail) e solicita que o endere�o do infrator seja digitado (ou copiado-e-colado) no respectivo espa�o.

O resultado � uma lista negra id�ntica � do sistema antigo. Os fins continuam os mesmos; os meios � que ficaram mais enrolados. Hoje, como ontem, s� � permitido bloquear spam pelos endere�os dos remetentes, nunca por palavras-chave em outros campos das mensagens (confiram as s�bias palavras do C@T).

Esperamos que o UOL possa aprimorar seus recursos de filtragem de spam. Mas o usu�rio n�o deve se fiar numa solu��o �nica. No meu caso, o UOL s� filtraria o que a barreira "gen�rica" do Pobox deixasse passar. Mas n�o � s�: o MailWasher, com seu extenso filtro compartilhado, confere as mensagens antes do download e devolve bounces fajutos aos spammers. Por fim, as regras de mensagens do programa de e-mail ainda conseguem lan�ar � lixeira um ou outro spam que tenham passado pelas barreiras anteriores. Ainda assim, n�o s�o poucas as mensagens indesejadas que conseguem vencer todos os filtros. Ai de n�s.

Nenhum comentário:

Google