quinta-feira, julho 18, 2002

ELIMINE AQUELAS TECLAS IN�TEIS
Novo artigo: Shareware faz o teclado trabalhar para voc�, n�o o contr�rio

Em tempos de janelinhas, mouse e monitorz�o em cores, o teclado passou para um injusto segundo time. At� mesmo algumas teclas perderam a raz�o de ser: mais atrapalham do que ajudam. A tecla Insert j� foi indispens�vel para colar o texto copiado... no tempo em que o Word 5.0 para DOS era o processador de textos que eu usava no dia-a-dia. O mundo mudou, os programas mudaram, mas o teclado continua mais ou menos o mesmo.

Quando o mundo informata era dominado por XTs e 286s, nem sequer havia uma tecla Insert separada: era preciso usar a do teclado num�rico (que ainda existe; pode conferir), desde que o NumLock estivesse desligado. A prop�sito: para a "garotada" acostumada a usar teclados mais recentes, para que serve o NumLock, a n�o ser para ficar ligado indefinidamente at� ser desligado num esbarr�o acidental?

Isto para n�o falar da tecla CapsLock, com sua finalidade pouco estimada nos processos de entrada de dados do s�culo 21: fazer o texto digitado sair todo em mai�sculas. No entanto, fica "estrategicamente" posicionada � esquerda da tecla A, o que � um convite para que seja ligada/desligada nas horas mais inoportunas. qUANDO MENOS ESPERA, SEU TEXTO PODE SAIR ASSIM.

Solu��o? Em outros tempos adotei uma medida radical: arranquei as teclas NumLock, Insert e CapsLock. O suficiente para que n�o voltassem a ser pressionadas por acidente, mas n�o para a elimina��o da funcionalidade: por baixo dessas teclas ainda restavam uns bot�ezinhos que funcionavam quando (e se) necess�rios.

O problema � que o truque n�o funciona com todos os teclados. Quando troquei o velho "sem marca" por um IBM Model M (o �nico teclado do mundo que tem f�-clube), tentei e descobri que arrancar as teclas seria muito pior -- o efeito est�tico n�o era dos melhores, e eu ficaria impedido de ligar/desligar um CapsLock sob qualquer circunst�ncia. Era preciso adotar uma solu��o de software.

Pois o Toggler � um programa shareware que descansa permanentemente ao lado do reloginho do Windows que avisa quando as teclas NumLock e CapsLock s�o pressionadas. Pode ser pelo pr�prio �cone, pode ser por um arquivo WAV livremente escolhido pelo usu�rio, ou ambos. J� � uma enorme ajuda para evitar que o texto saia todo em mai�sculas inadvertidamente, o que a tentativa de digita��o de algarismos no teclado num�rico resulte numa bela bagun�a.

Mas o melhor do Toggler est� reservado para os Windows 2000 e XP. Aqui voc� pode configurar o CapsLock para s� ser acionado quando a tecla � pressionada por um certo tempo (voc� ajusta o tempo certo); se der apenas um toque r�pido porque o dedo escorregou, nada acontece. Com o recurso SmartShift oS tEXTOS dIGITADOS aSSIM s�o corrigidos automaticamente. E voc� pode at� eliminar as fun��es n�o s� da tecla Insert, mas das teclas Menu e Windows -- um achado para os entusiastas de jogos que se cansaram de abrir o menu Iniciar do Windows sem querer. A prop�sito: quem precisa de tecla Windows?

O Toggler pode ser experimentado sem pagar; a quem gostar mesmo do programa, o registro custa 5,95 d�lares. N�o que eu imagine que muitos brasileiros prefiram pagar a arrancar as teclinhas, mas...

Nenhum comentário:

Google