terça-feira, abril 18, 2006

Ainda sobre o cibercafe' de Buenos Aires

Gostaria de ter enviado mais posts durante a viagem, mas a experiencia informatica nao foi das melhores.

No lado positivo, o acesso e' barato paca e nao e' nada dificil encontrar um cibercafe'. Alguns aspectos negativos sao naturais: o teclado de layout diferente e o Windows em espanhol (para quem nao esta' acostumado, ate' imprimir uma inocente paginazinha e' uma facanha) atrapalham, mas nao poderia esperar coisa diferente.

Ruim mesmo e' que me conduziram a um computador velho, ainda rodando Windows 98. Tao logo a tela foi desbloqueada, percebi que o MSN Messenger ja' estava aberto em nome de outra pessoa.

Fui conferir meu proprio blog e recebi um popup "Conteudo bloqueado; o browser esta' sendo fechado". E foi fechado mesmo. Tentei novamente, recebi a mesma popup abominavel.

E o que havia de errado com aquele teclado? Nao conseguia digitar uma simples @. Tentei todas as combinacoes de teclas imaginaveis, e nada. O Mapa de Caracteres do Windows nao estava instalado. Para conseguir enviar uma mensagem, tive que enxertar a arroba de um endereco em outro.

Isso foi numa biboca qualquer? Nao, nas Galerias Pacifico. Argumente-se, com justa razao, que e' mais facil ouvir a lingua portuguesa nas Galerias Pacifico em feriadao do que em Buzios em janeiro, o que nos faz pensar em teorias info-conspiratorias contra os macaquitos, mas em geral os telefonemas para o Brasil a 0,30 peso o minuto foram mais uteis do que os cibercafes.

*****

Tambem nao foi facil achar onde descarregar para um CD o conteudo de um Memory Stick. Obviamente, *tudo*, *tudo*, *tudo* foi fotografado em todos os angulos (acompanhem os proximos posts) ate' o cartao de memoria ficar cheio ate' o gargalo. O que fazer? Os cibercafes nao descarregam cartoes nem gravam CDs. As megastores nao oferecem servicos fotograficos. Os biros de servicos digitais, quando existentes, nao abriram para o feriado. E as lojas de fotos nao sao encontradas em qualquer lugar, para dizer o minimo.

A salvacao foi uma otica com um balcaozinho de revelacao de fotos e nenhuma mencao clara a servicos informaticos. Mas fui atendido em meia hora (!) por dez pesos (!!!) -- e o pavor de deixar o Memory Stick em maos estranhas longe de meus olhos. Antes de reformatar o cartaozinho, pedi para o balconista mostrar o conteudo do CD. Outro Windows 98.

3 comentários:

Anônimo disse...

eu gostaria de saber se esse termo"biboca" eh utilizado na argentina tambem....ah..aproveito pra declarar que sou sua fa....voce e seu blog sao muito bons....leio todo dia

Anônimo disse...

Ei, por que não me enviaram link??
eu tb sou sua fã... E bem mais antiga... desde o legendário e saudoso "sangue em Pastópolis".

Paulo C. Barreto disse...

Boa pergunta, Esther... Há "biboca" na Argentina? Bem, deu para ver umas favelas (que não são em morro, pois não há morros) e uns conjuntos habitacionais que lembrariam alguma coisa a quem leu o livro "Christiane F." (o filme dá uma leve idéia, mas a descrição do livro é muito melhor).

Google