sexta-feira, agosto 05, 2005

Adeus, Pobox: a palavra dos leitores (II)

Entendo o seu problema, e, de certa forma, compartilho essa ansiedade de
não ser mais encontrado no mundo digital. Também sou da época da pedra
lascada (ou seria internet discada?). Via esses mails aparecerem em profusão
(usa.net, pobox, entre outros). Vi muitos amigos aderindo a esses serviçõs,
na esperança de ter um porto perpétuo de contato com o mundo exterior.

No entanto, todos eles me pareciam que tinham um problema: o que vem depois
do arroba não é meu. Então, no dia que o dono dele surtar, eu vou ter que
trocar de e-mail.

Pensando assim é que eu criei a ranaur.net. O domínio é meu (pago menos
de 9 dólares por ano). Se o serviço que eu estou usando (hoje em dia da
Cubo.net a 19 reais por mês, com direito a POP, forward, web, web segura entre
outros) não me agrada, eu troco. Inclusive, já troquei uma vez quando o
provedor sumiu com todos os dados da minha viagem.

Se você não quiser uma página, fica ainda mais barato, pois existem
serviços que só redirecionam o e-mail do seu domínio para algum outro, por
uma taxa anual. Acho que até tenho direito a usar esse serviço, senão me
engano.

Dessa forma, você fica livre para trocar de provedor, mas mantem sempre o
seu e-mail contigo. Até a a morte os separem.

Hoje em dia, ao mandar um e-mail para o ranaur [arroba] ranaur.net, ele vai parar,
além de um provedor da cubo.net e no gmail. Eu uso o primeiro para baixar por
POP mais tarde, já que não acredito que o gmail seja para sempre, e não
quero perder meus e-mails se os acionistas da google quiserem comprar uma
ferrari nova. E uso o gmail, como todos os recursos firulentos que ele
tem para acessar o meu e-mail.

Dá uma pesquisada, pois já que você está tendo trabalho de mudar de
e-mail agora, faça isso uma só vez na vida. O resto é admnistrar domínio.
No que eu puder ajudar (com sites, etc), estou às ordens.


Pois aqui respondo, Ranaur. Por que não antes um @pcbarreto.com? Lembrai-vos de 96, quando contratei o Pobox. Domínio pessoal era incomum (no Brasil, mais ainda) e meio caro. O Pobox já tinha um certo nome no mercado e cobrava 15 dólares, uma tarifa modesta modesta em relação ao custo total de acesso. Tenho o domínio pcbarreto.com desde janeiro de 2003. Se quisesse um encaminhador de mensagens, teria que pagar um "plus a mais". Mas aí eu já tinha convencido todo mundo, começando por mim mesmo, a usar o endereço do Pobox. Para quem começa agora na indústria vital do encaminhamento de mensagens, a dica do Ranaur é irretocável: nada como a dobradinha Gmail + domínio pessoal.

Estou certo de que o Gmail não durará para sempre. Mas aposto que o Pobox irá para o brejo bem antes. Começou como toda startup de origens modestas e superou o estouro da bomba com alguma tranqüilidade. Mas em todo este tempo o Pobox não foi fundido a qualquer grande grupo que o apoiasse, não expandiu sua base de usuários, não incrementou seu elenco de serviços (só acrescentou o antispam, que o próprio Gmail o tornou inútil), não criou o "buzz" que transformou outras marcas em lendas, não baixou os preços (muito antes pelo contrário). Sentou-se e viu a banda passar. Que não reclame do insucesso.

Nenhum comentário:

Google