domingo, dezembro 12, 2004

Supermercados Guanabara

Uma instituição de preços baixos do subúrbio carioca. Não há no Centro ou na Zona Sul, onde o espaço é pouco e o metro quadrado é caro demais, não exatamente por falta de demanda. O mais próximo, dependendo do ponto de vista, fica em Vila Isabel. Quando entrei lá, saíam dois amigos que moram em Ipanema. Não entrego os nomes nem sob tortura. Motivo: tudo é, ou era, ou costumava ser muito barato. Hoje estava vazio. E estava mais caro do que de costume. Na próxima o Mundial me espera.

Em todo caso, quando da assinatura da aliança Sendas-Pão de Açúcar, Abílio Diniz acusou as redes Guanabara e Mundial, dando os nomes, de fazer concorrência desleal na base da sonegação. Tenho que admirar o Pão de Açúcar. Em São Paulo é uma onipresença muito bem-vinda. Tudo sempre fresquinho e arrumadinho. Muitas lojas funcionam 24 horas, o que custa uma fortuna de operação, mas respeita o ritmo de trabalho esquisito de muita gente da cidade grande. E sabe defender (pelo menos) seu edifício-sede da única forma possível, para a tranqüilidade de seus funcionários e dos transeuntes inocentes; ladrões e terroristas sentem o drama, mantêm-se longe e ninguém sai ferido. Mas no que fere o bolso do cliente, se o Pão de Açúcar e seus penduricalhos conseguissem fazer o mesmo que o Mundial e o Guanabara, Abílio ficaria tão mudo quanto a estátua do Borba Gato. Não duvide.

7 comentários:

Anônimo disse...

Até que comentei aqui, no post sobre a Stella Barros, mas algo aconteceu, não sei se fui descartado.
Não conheço a política de marketing do Pão-de-Açúcar, mas tanto Guanabara - tuuuuuuuudo por vocêêê!- e o Mundial - pelo menoooor preçoooo total!!!- poderiam usar um pouco de engenhosidade paulista para mudar suas propagandas. São coisas horríveis, um insulto!

Paulo C. Barreto disse...

Desculpe, Anonymous: (1) O post anterior foi para mexer com os brios dos não-comentadores, não com os dos comentadores; (2) Por um lamentável engano, das duas cópias do post da Stella, apaguei justamente o que tinha o comentário.

Guanabara e Mundial fazem comerciais horríveis porque agência que faz comerciais bons não cobra "o menor preço total", se é que me entende...

Anônimo disse...

Cá entre nós, tenho informações de que o gênio do "tuuuudo por vocêêê", é filho de não-sei-quem-lá, de um dos donos do supermercado. Tudo se dá meio que como na "coisa nossa", e se economiza uns trocados, para não pagar marketeiros. Só isso explica a tolerância.

Pedro disse...

Acho ridículo Wal-Mart ser bem caro (um acabou de inaugurar na Av. das Américas). Porém, dizem que basta apresentar um folheto de outro supermercado com um preço mais baratos do que o deles, que eles vendem 1 centavo a baixo desse preço.

Fico imaginando se um folheto de um botequim da zona norte vale :P

Anônimo disse...

Gostaria de exprimir minha grande frustração ao ser praticamente expulso da sala ao qual estávamos participando de uma reunião ao qual faz parte do processo seletivo para quem quer entrar para o seleto grupo de funcionários do guanabara. Sucedeu ontem dia 09 de março por volta de 4 horas onde estávamos +ou- 30 pessoas.O subgerente da loja começou a reunião falando umas poucas palavras muito importante por sinal, diga-se de passagem e depois a gerente de recursos humanos (Cujo nome não lembro) prosseguiu com seu trabalho muito profissional não se pode negar, mas acho que ela foi muito infeliz em ter me expulso da sala tirando totalmente a minha possibilidade de entar na empresa, isso tudo por que minha carteira aínda estava assinada pois eu pretendia se passasse no processo celetivo pedir demisão do meu emprego para entrar no guanabara coisa que não foi se quer me dado direito de fazer porque essa senhora prepotente e arrogante educadamente mas não menos grosseira me expulsou da sala. Agora fica a pergunta não temos direito de procurar um trabalho que julgamos que der melhores condições de sobrevivência?
Ass : Antonio Marcos

Anônimo disse...

Paulistas dominam o Brasil em tudo. Das 5 grandes TVs, 4 são sediadas lá (Record, Bandeirantes, Rede TV, SBT), e a Globo, mais fluminense, tem também bastante atuação em São Paulo.

Anônimo disse...

Guanabara! Vigilância Sanitária e prefeitura RJ são omissas. Veja a carga e descarga de mercadorias da loja 13 (rio da prata - bangu). Poeira de terra e comida td junto. É nojento. Lá dentro, mt pior.....
Morar perto é um inferno! Destroem tudo calçada, fios, tubulação água. Espalham sujeira. Poluiçao dos caminhões ligados de 6:00 às 23:00. O slogan é "TUDO PRA TE FU@#%$!"

Google