sexta-feira, dezembro 17, 2004

Anos 80

Aquele Almanaque Anos 80 tem um algo a mais.

Folheei na livraria. Em três páginas achei uns cinco erros, principalmente de datas. Um dia passarei um pente fino. Não, não, não... É isso que os autores esperam que eu faça.

Mas não eram erros assim tão pouco óbvios para quem já tivesse saído do maternal "naqueles tempos". Não venham me dizer que já não existia Clube do Mickey na TV do Silvio (SBT, TVS, algo assim) em 1981, se bem que o único Clube do Mickey que prestava era o da Tupi -- o homem do Baú só se interessava pelos desenhos e os programadores pareciam trabalhar muitas doses acima da Humanidade (Clube aos sábados. Não preciso explicar.)

O problema é que dos anos 80 todo mundo era criança demais para se lembrar de alguma coisa ou velho demais para levar aquilo lá a sério. Nada que mereça um revival honesto. Por que é que ninguém lembra os oitentas como "a década em que me paparicavam"? "O tempo em que eu ia pro jardim de cueca branca e voltava de cueca marrom"? "A etapa da minha vida em que me convenceram de que a União Soviética era eterna"?

Nenhum comentário:

Google