quinta-feira, dezembro 19, 2002

Tudo a Ver: o CDzinho, faixa por faixa



Dando seq��ncia ao coment�rio sobre o disco dos temas musicais hist�ricos da Globo, eis uma cr�tica do (irregular) repert�rio.

Esporte Espetacular - O antigo tema, aposentado por pura burrice, reabilitado a pedidos dos telespectadores. Com toda a raz�o. Mil vezes melhor que a soma de todos os seus pretensos substitutos. Uma, e n�o mais que uma, m�sica simboliza o programa das manh�s de domingo, o hor�rio mais paulista da TV. Eu, ficar vendo televis�o num domingo de sol? Tenho mais o que fazer.

Tema da Vit�ria - Dois temas que atendem pelo mesmo nome e costumam ser usados em contextos automobil�sticos similares. Aquele tema "do Ayrton Senna" seria mais mal falado, n�o fosse a quest�o religiosa da qual acabou fazendo parte. O outro � mais ou menos, mas parece melhor na TV do que no disco.

Globo Cor Especial - O programa mesmo, uma sess�o de desenhos ao meio-dia, n�o tinha nada de muito "especial": foi enterrado em 1983 pelo esquema de alternar desenhos animados com apresentadores desanimados (depois surgiram as lourinhas debil�ides) e chamar o produto de "programa infantil". Mas o tema sobreviveu na mem�ria do telespectador. Teve in�meras vers�es; o CD traz a primeira de todas, que pode parecer estranha ao p�blico de hoje, mas pelo menos vem com a letra completa.

Globinho - S� para matar a saudade do programa (n�o do tema); acho a vers�o do CD muito "anos 70".

Fant�stico - Tudo funciona. Uma letra que diz coisa com coisa, o que no s�culo 21 parece coisa do tempo dos dinossauros. Uma melodia t�o marcante que ainda � distingu�vel no trech�culo sobrevivente no programa atual. Interpreta��o primorosa, vozes afinadas. A primeir�ssima vers�o, � claro. Foi varrida para debaixo do tapete com as substitu��es peri�dicas de aberturas, sem que nada tivesse de errado. OK, � um saco passar anos e anos aturando a mesma abertura, mas esse foi um caso cl�ssico de jogar fora o beb� com a �gua do banho. Ainda assim, seguiram-se vers�es instrumentais muito boas; a de 1987, inclu�da no CD, nem � das minhas preferidas, mas foi o �ltimo suspiro de talento (visual ou musical) nas noites de domingo. A aposentadoria da letra, por�m, segue irrepar�vel. Vale metade do pre�o do disco.

Video Show - J� foi um tema de segunda categoria. Na vers�o atual, encurtada e irritantemente met�lica, virou tema de quinta. Pule os 17 segundos dessa faixa.

Doming�o do Faust�o - Fazendo justi�a � pr�pria chatice, o programa nunca teve uma abertura interessante. Ent�o, por que duas vers�es do tema no mesmo disco? A primeira, de 1989, � um registro arqueol�gico de quando o nome "Fausto Silva" ainda escandalizava algum telespectador fora do convento das carmelitas. N�o conseguiram escapar da edi��o delavada na tinturaria judici�ria (Roberta Close chamou os advogados e conseguiu que Sullivan & Massadas tirassem seu prenome do tema). A vers�o n�mero 2 � intrag�vel; sem o apoio visual, a� � que n�o faz qualquer sentido.

Os Trapalh�es - Quando foram pegar na �ltima prateleira do arquivo sonoro da Globo a fita original da primeira (e excelente) vers�o do tema de abertura, algum desastrado derrubou a escada e embaralharam-se todas as etiquetas das fitas. S� essa trapalhada explica a inclus�o no disco da �ltima (e pior) vers�o do tema. Se a Som Livre cochilou, esperamos que a pr�pria Globo tenha bom senso quando reprisar pela milion�sima vez os melhores momentos dos Trapalh�es "cl�ssicos" e reponha no ar o tema de abertura que tem que ser.

Plant�o de Pol�cia e TV Mulher - Duas faixas na mesma situa��o: valem para quem gostava dos programas e s� tinha os discos de vinil. Eu n�o acho grandes coisas.

Globo Rep�rter - Enfim em CD uma m�sica dif�cil de achar, hoje quase irreconhec�vel sob o arranjo d�bil da aporrinhola global. Uma pe�a simb�lica de sua �poca que surpreende ao resistir bem ao tempo, apesar de n�o atender a todos os gostos. Pelo menos no Globo Rep�rter sempre funcionou bem, at� que estragaram a receita.

Jornal Nacional - Outra inexistente em CD, MP3, vinil ou o que quer que fosse. Duas vers�es: notem a profund�ssima decad�ncia. Poderiam ter aproveitado e inclu�do algumas vers�es intermedi�rias, que tamb�m eram bem interessantes.

Jornal Eletr�nico - Todo mundo j� ouviu um trechinho em algum lugar. Agora com nome, sobrenome e faixa em compact disc para todo mundo conferir -- um registro merit�rio, mas a can��o completa � chat�ssima. S� n�o me pergunte o que foi o Jornal Eletr�nico.

Evie e Pombo-Correio - O beb� aqui n�o tem a menor id�ia do que essas duas m�sicas t�m a ver com o Jornal Hoje. Em todo caso, � um Johnny Mathis menos inspirado que de costume e um Moraes Moreira fazendo o papel de chato de sempre.

Xou da Xuxa (que a contracapa, escrita por algum estagi�rio de porre, chama de "Show da Xuxa" - definitivamente, adolescente n�o sabe mais o que � ter concentra��o) - A Rainha dos Baixinhos conseguiu proibir qualquer men��o �quela pornochanchada na qual ela seduzia o garotinho (eu vi, sim, e da�? N�o percam seu tempo: � t�o ruim que nem Vera Fischer nua o salva). E esta musiquinha chinfrim, ningu�m pro�be? Em sua primeira grava��o p�s-Manchete, Xuxa mostra por que est� longe de ser uma Maria Callas, se � que voc� me entende. N�o melhorou quase nada desde ent�o, e num tempo em que Carla Perez e Kelly Key podem ser consideradas "cantoras", at� parece grandes coisas. A letra ordin�ria e a melodia de embrulhar o est�mago s� ap�iam a velha teoria de que a m�sica cont�m algum c�digo subliminar. N�o duvido nada. Hipnotizou as meninas desde 1986 (meninos pouco ligavam: eu j� era grandinho para ver Xuxa na Globo, mas na Manchete eu s� assistia o programa com a TV no volume m�nimo). E as meninas daquele tempo continuam hipnotizadas at� hoje.

S�tio do Picapau Amarelo - Mais uma prova de que Gilberto Gil n�o deveria ter aceitado cargo nenhum no governo. Talvez um dia ele volte a se concentrar em algo que sabe fazer bem: temas legais para programas legais. Voltou ao ar sem ser mexido. Mexer em qu�?

TV Colosso - Lembrem do programa, esque�am do tema de abertura.

Vila S�samo - A humanidade (brasileira) se divide entre os que viram Vila S�samo naqueles tempos e o consideram o supra-sumo dos programas infantis, e os mais jovens que nem sabem do que se trata. Qual dos dois grupos est� em condi��es de fazer uma avalia��o isenta do tema de abertura? Acho regular, mas num tempo de temas infantis bo�almente barulhentos, vejo que retrocedemos muito.

Um Novo Tempo - A valsa de fim-de-ano oficial da Globo, sempre criticada at� a medula, continua indispens�vel. J� quiseram aposentar o velho tema, mas n�o tem jeito. � incrivelmente simples, na letra e na m�sica, o que o torna devastadoramente marcante. Nem a m� interpreta��o da primeira vers�o consegue abafar seu impacto. � recriado todos os anos, mas, para o bem ou para o mal, continua o mesmo. Por l�gica, teria que ter sido a faixa final do CD, mas ainda resta a bomba das bombas...

Tema da Copa de 94 - A falta que fazem os mal-falados Sullivan e Massadas. Quem achou os temas de 86 e 90 simpl�rios e p�s-frios, s� n�o torceu o nariz para o de 94 porque todo o Brasil estava ocupado demais celebrando o tetra. Como certos narradores esportivos, a musiquinha � verborr�gica, ma�ante, infantil e assolada por um mau acompanhamento -- aquele instrumento digital irritante. S� d� para aturar com muita cacha�a nas id�ias.

Nenhum comentário:

Google