segunda-feira, setembro 05, 2005

Enamorado por outra idéia

Por que é que eu nunca mais usei este espaço para comentar o projeto do romance "da" bolha pontocom?

A idéia está engavetada por tempo indeterminado. Motivos:

a) Baixei a bola e pus-me no lugar do leitor por um milésimo de segundo. Não, pessoal: por mais que eu, você e os outros tenham vivido alguma coisa séria no Brasil no tempo da bolha pontocom, um romance pontocom vivido no Brasil não pode ser lido com cem por cento de seriedade. Quem comprar o livro pensando em encontrar Nova York, Londres e Vale do Silício -- pois o grande mundo pontocom não parece ser outro -- e encontrar personagens e locais brasileiros achará que começou a ler uma paródia do Casseta & Planeta por engano. Não é preconceito da minha parte, mas do leitor. Diante dos fatos, o que imaginam que eu fizesse na minha vida? "Danem-se os preconceitos do leitor; o livro vai sair de qualquer jeito, e quem quiser que leia"? Se eu tivesse tempo e dinheiro sobrando, talvez. O ilustre Alex Castro também tem planos literários, ainda que substancialmente diferentes dos meus, inspirados em sua experiência pontocom. Boa sorte, portanto.

b) Abracei um enredo muito, muito, muito mais interessante. Por que não, ora?

Nenhum comentário:

Google