segunda-feira, julho 29, 2002

Mudan�as que d�o na vista
NOVO! Como podem ver, foi inaugurado o novo visual deste blog. N�o que esta seja a �ltima reforma, � claro. O que ainda pode melhorar? Envie seus coment�rios.

Pato ao Molho Pardo continua
NOVO! Nosso fiel escudeiro Salom�o Gladstone continua arrepiando no Rumor com sua novela online Pato ao Molho Pardo. Confiram o cap�tulo mais recente... e n�o se esque�am de avisar ao Salom�o que pegaram a dica neste blog! :-)

quinta-feira, julho 25, 2002

Mais atualiza��es
NOVO! Est� no ar o quadro de mensagens deste blog. Confiram a coluna � esquerda e deixem seus palpites. O sistema ainda est� em testes: se algo der errado, por favor, avise-nos.

OBRIGADO! Continuam chovendo mensagens sobre este blog. Agrade�o a todos que conferiram e enviaram seus coment�rios: prometo manter o trabalho, assim garantindo o entretenimento geral.
Curioso mesmo � encontrar usu�rios que eram meus leitores (no m�ximo) ocasionais que se tornaram acessadores (que palavra!) ass�duos do blog. No entanto, o servi�o por e-mail continua na ativa: use o quadrinho de inscri��o no Yahoogrupos na coluna da esquerda.

CAD�? Como j� foi avisado por e-mail, o �cone do blogchalking foi retirado definitivamente na segunda-feira. Nada a ver com a qualidade do sistema em si. Ent�o, por qu�? Bem que eu poderia gastar um tempo/espa�o enorme para expor meus motivos e explic�-los ponto a ponto. Mas a quest�o n�o merece mais de cinco linhas. Depois de ler o que Daniel P�dua diz no Inform�tica Etc. desta semana, tenho que p�r os pingos nos is. Para o blogchalking voltar ao meu blog, das duas, uma: se Daniel � inteligente, tem que tornar-se honesto; se Daniel � honesto, tem que tornar-se inteligente.

segunda-feira, julho 22, 2002

Estamos no Guia 14+!
NOVO! O Guia 14+ do iBest traz (em palavras do pr�prio site) "um elenco completo do que h� de melhor na vida, organizado em 14 categorias super-interessantes - de objetos de consumo a dicas imperd�veis. Em cada uma dessas categorias, o Guia 14+ traz a lista dos 14 melhores entre os melhores, escolhidos por 14 especialistas que entendem tudo de cada assunto." Pois entre os especialistas da se��o Os Melhores Games, eis quem est� l�... Paulo C. Barreto.
Pelo menos uma coisinha eu e Narcisa Tamborindeguy temos em comum: cada um em sua especialidade, ambos somos participantes do Guia 14+. :-)

Aviso: N�o houve atualiza��o na sexta-feira por motivos de for�a maior. Voltamos com nossa programa��o normal...

quinta-feira, julho 18, 2002

ELIMINE AQUELAS TECLAS IN�TEIS
Novo artigo: Shareware faz o teclado trabalhar para voc�, n�o o contr�rio

Em tempos de janelinhas, mouse e monitorz�o em cores, o teclado passou para um injusto segundo time. At� mesmo algumas teclas perderam a raz�o de ser: mais atrapalham do que ajudam. A tecla Insert j� foi indispens�vel para colar o texto copiado... no tempo em que o Word 5.0 para DOS era o processador de textos que eu usava no dia-a-dia. O mundo mudou, os programas mudaram, mas o teclado continua mais ou menos o mesmo.

Quando o mundo informata era dominado por XTs e 286s, nem sequer havia uma tecla Insert separada: era preciso usar a do teclado num�rico (que ainda existe; pode conferir), desde que o NumLock estivesse desligado. A prop�sito: para a "garotada" acostumada a usar teclados mais recentes, para que serve o NumLock, a n�o ser para ficar ligado indefinidamente at� ser desligado num esbarr�o acidental?

Isto para n�o falar da tecla CapsLock, com sua finalidade pouco estimada nos processos de entrada de dados do s�culo 21: fazer o texto digitado sair todo em mai�sculas. No entanto, fica "estrategicamente" posicionada � esquerda da tecla A, o que � um convite para que seja ligada/desligada nas horas mais inoportunas. qUANDO MENOS ESPERA, SEU TEXTO PODE SAIR ASSIM.

Solu��o? Em outros tempos adotei uma medida radical: arranquei as teclas NumLock, Insert e CapsLock. O suficiente para que n�o voltassem a ser pressionadas por acidente, mas n�o para a elimina��o da funcionalidade: por baixo dessas teclas ainda restavam uns bot�ezinhos que funcionavam quando (e se) necess�rios.

O problema � que o truque n�o funciona com todos os teclados. Quando troquei o velho "sem marca" por um IBM Model M (o �nico teclado do mundo que tem f�-clube), tentei e descobri que arrancar as teclas seria muito pior -- o efeito est�tico n�o era dos melhores, e eu ficaria impedido de ligar/desligar um CapsLock sob qualquer circunst�ncia. Era preciso adotar uma solu��o de software.

Pois o Toggler � um programa shareware que descansa permanentemente ao lado do reloginho do Windows que avisa quando as teclas NumLock e CapsLock s�o pressionadas. Pode ser pelo pr�prio �cone, pode ser por um arquivo WAV livremente escolhido pelo usu�rio, ou ambos. J� � uma enorme ajuda para evitar que o texto saia todo em mai�sculas inadvertidamente, o que a tentativa de digita��o de algarismos no teclado num�rico resulte numa bela bagun�a.

Mas o melhor do Toggler est� reservado para os Windows 2000 e XP. Aqui voc� pode configurar o CapsLock para s� ser acionado quando a tecla � pressionada por um certo tempo (voc� ajusta o tempo certo); se der apenas um toque r�pido porque o dedo escorregou, nada acontece. Com o recurso SmartShift oS tEXTOS dIGITADOS aSSIM s�o corrigidos automaticamente. E voc� pode at� eliminar as fun��es n�o s� da tecla Insert, mas das teclas Menu e Windows -- um achado para os entusiastas de jogos que se cansaram de abrir o menu Iniciar do Windows sem querer. A prop�sito: quem precisa de tecla Windows?

O Toggler pode ser experimentado sem pagar; a quem gostar mesmo do programa, o registro custa 5,95 d�lares. N�o que eu imagine que muitos brasileiros prefiram pagar a arrancar as teclinhas, mas...

quarta-feira, julho 17, 2002

Fliperama: Falta o ColecoVision? Faltava

Aos ColecoVision�rios leitores da se��o Emuladores do Fliperama que reclamavam da falta de conte�do sobre seu console favorito: os artigos est�o l�, a corre��o dos links � que continua pendente. Eis as obras de Salom�o Gladstone sobre o hist�rico console dos anos 80:

Toda a hist�ria do ColecoVision
Como baixar e instalar o emulador Virtual ColecoVision (instru��es para Windows 32 bits, mas a emula��o � dispon�vel para in�meros micros e sistemas operacionais)
Instru��es de uso do Virtual ColecoVision
O caminho das ROMs e um monte de links sobre ColecoVision

terça-feira, julho 16, 2002

Fliperama: Tudo sobre Super Nintendo
NOVO! Nosso fiel escudeiro Salom�o Gladstone continua na se��o de Emuladores do Fliperama. Em seu novo artigo, Salom�o conta toda a hist�ria do Super Nintendo, indica um bom emulador para Windows e d� o mapa da mina para achar informa��es na Rede sobre o console cl�ssico de 16 bits. Imperd�vel.

segunda-feira, julho 15, 2002

[Hoje inauguramos uma experi�ncia-piloto: o mesmo artigo que os assinantes da newsletter (para assinar, confira o quadro � esquerda) j� leram e comentaram � publicado no blog. O que acham? Msgs � reda��o.]

UOL: A DIF�CIL CA�A AOS SPAMMERS
Artiguinho de hoje: Reforma do webmail traz mais do mesmo, s� que mais dif�cil

Os usu�rios do webmail do UOL que foram obrigados por longos anos a usar a cinzenta (literalmente) interface antiga puderam respirar aliviados com as novas p�ginas de acesso �s mensagens pelo browser. O sistema ficou mais agrad�vel e um pouco mais r�pido. Mas o trombeteado "filtro anti-spam"...

O sistema antigo de webmail tinha uma �tima defesa contra spammers (e enviadores de v�rus e remetentes chatos em geral) reincidentes, apesar de n�o ser chamado de "filtro anti-spam": o usu�rio do UOL, ao ler a mensagem do infrator, s� precisava clicar "Bloquear remetente" para incluir o tal endere�o na lista negra.

E o que ocorre no sistema atual? o link "Filtro anti-spam" abre uma nova janela que pede login mais uma vez (o mesmo login que j� tinha sido feito na entrada do webmail) e solicita que o endere�o do infrator seja digitado (ou copiado-e-colado) no respectivo espa�o.

O resultado � uma lista negra id�ntica � do sistema antigo. Os fins continuam os mesmos; os meios � que ficaram mais enrolados. Hoje, como ontem, s� � permitido bloquear spam pelos endere�os dos remetentes, nunca por palavras-chave em outros campos das mensagens (confiram as s�bias palavras do C@T).

Esperamos que o UOL possa aprimorar seus recursos de filtragem de spam. Mas o usu�rio n�o deve se fiar numa solu��o �nica. No meu caso, o UOL s� filtraria o que a barreira "gen�rica" do Pobox deixasse passar. Mas n�o � s�: o MailWasher, com seu extenso filtro compartilhado, confere as mensagens antes do download e devolve bounces fajutos aos spammers. Por fim, as regras de mensagens do programa de e-mail ainda conseguem lan�ar � lixeira um ou outro spam que tenham passado pelas barreiras anteriores. Ainda assim, n�o s�o poucas as mensagens indesejadas que conseguem vencer todos os filtros. Ai de n�s.

Trash em alta octanagem

Link do dia! Voc� teve inf�ncia. Voc� assistia TV. Sim, voc� se lembra! Eis o link...

sexta-feira, julho 12, 2002

Fark brasileiro: estamos chegando l�
Atualiza��o! No primeir�ssimo post deste blog, citei o Fark e expressei meu desejo de que houvesse algo do tipo no Brasil. H�, sim. Eis a mensagem de Gilberto "Knuttz" Soares Filho:

D� uma olhada no site que montei a pouco mais de um m�s... o nome dele � Fidido e eu tentei "abrasileirar" o Fark.com =]
Amanh� eu vou estar abrindo o site para cadastramento, o que permitir� algumas coisas que n�o podem ser feitas no momento.
D� uma olhadinha, e se poss�vel algum feedback.

quinta-feira, julho 11, 2002

Rumor: Mais Pato ao Molho Pardo
NOVO! Entrou no ar o cap�tulo 6 de Pato ao Molho Pardo, o folhetim oficial do Rumor, como sempre, com a assinatura de nosso fiel escudeiro Salom�o Gladstone. Confiram...

Artigo: Spamnet n�o agrada a todos

NOVO! Quem j� leu na newsletter poder� ler novamente. Quem ainda n�o conhece poder� conferir. Eis o artigo no Webinsider. A acrescentar, s� um esclarecimento devido: v�rios leitores consideraram que eu rejeitei categoricamente o Spamnet, o que n�o � verdade. O programa n�o � desprovido de m�ritos e tem muito a se desenvolver. Estarei de olho.

quarta-feira, julho 10, 2002

P�rola dos f�runs do Fark.com...

"Lets Make money by appealing to people who steal our software and don't pay us a cent!"

Este � o f�rum, esta � a "not�cia" em quest�o.

O C�u aos malas pertence

Em todos estes anos fazendo atendimento ao leitor entusiasta de jogos eletr�nicos, eis uma figurinha que aprendi a evitar: o representante de alguma entidade oficial de jogos (reais, n�o videogames). Por exemplo, voc� faz um jogo online de cuspe em dist�ncia e recebe uma mensagem do aspone do vice-presidente da Federa��o Ibero-Americana de Cuspe em Dist�ncia se queixando do tratamento difamat�rio �quela nobre atividade desportiva. A mensagem � sempre longa (quanto mais texto, mais o aspone aparece) e cheia de lantejoulas verbais -- aquela velha t�tica de se fazer de infinitamente superior aos advers�rios. N�o acredite quando ele disser que representa zilh�es de atletas federados. Quem tem o Di�rio Oficial como modelo est�tico de linguagem costuma andar sozinho. E com raz�o.

Artigo: Dois pesos e duas medidas

Afinal, o boletim informativo de Diego Casagrande � spam ou n�o �? Saiba mais neste artigo, que marca nossa volta ao Observat�rio da Imprensa. Pluralismo, enfim.

terça-feira, julho 09, 2002

Nova tend�ncia primavera-ver�o-outono-inverno

A nova onda da Web: atrair as crian�as para sites er�ticos usando ofertas de dicas de jogos como chamariz. V� entender... N�o sou besta de entregar os links, se � que � dif�cil encontr�-los.

Estreando!

Como sempre, Fark � leitura obrigat�ria. N�o percam... Em ingl�s. Quando teremos um desses no Brasil? Assunto n�o falta.

Google